sexta-feira, 2 de novembro de 2012

HALLOWEEN - dia de todos os mortos!

 
 Tema: HALLOWEEN
 
Halloween (Dia das Bruxas). Esta celebração remonta às festividades dos antigos druidas (sacerdotes celtas) em homenagem aos mortos. O panteão de Roma, erigido pelo imperador Adriano no ano 100d.c. para servir de templo de adoração da deusa Cibele e de outros deuses romanos, tornou-se o principal local desse culto. No ano 609 o imperador Phocas tomou o poder em Roma e cedeu o panteão para o papa Bonifácio IV. Bonifácio consagrou aquele templo para a Virgem Maria e continuou utilizando-o para a intercessão pelos mortos, com diferença de que "agora" a intercessão tinha "caráter cristão", já que a Igreja Romana abraçara o ensino não bíblico do purgatório. No ano 834, Gregório IV estendeu a festa para toda a igreja e ela passou a ser conhecida como "Dia de Todos os Santos", com o intuito de relembrar os fiéis que morreram.

Samhaimn, um "deus dos mortos" da cultura druida era horado no "Halloween" (All Hallows Eve) - que pode ser traduzido como "véspera do Dia de Todos os Mortos" - na Grã Bretanha, na Alemanha, na França e nas regiões de tradição celta. O deus Samhain invocava todas as almas más que morreram no ano anterior e se achavam condenadas a encarnar em animais. Os druidas acreditavam que as almas dos mortos retornavam para suas casas para se distraírem com os que ali ficaram. Por isso, era preciso separar comida boa e abrigo para esses espíritos, senão eles lançariam maldições sobre a casa, roubariam as crianças, destruiriam colheitas, matariam animais do rebanho e criariam o terror assombrando os vivos. É isso que esta por detrás da brincadeira das crianças hoje em dia na festa de Halloween, em que elas se fantasiam e pedem doces de casa em casa, batendo à porta e dizendo "Tricks or Treats" - "Travessuras ou Gostosuras", ou algo como "Dêem-me alguma coisa ou farei um truque contra vocês". Na celebração a Samhain eram utilizados esqueletos, bruxas e gatos pretos. Naquele culto, praticavam-se adivinhações e augúrios, bem como a magia para prever o futuro. Mesmo em nossos dias os praticantes de magia concordam que o dia 31 de outubro é o mais favorável para suas práticas.

No Brasil, verificou-se nos últimos anos uma verdadeira invasão dos costumes ligados ao Halloween nas escolas, especialmente as de inglês, bem como o ambiente de trabalho de algumas empresas. Caso queira aprofundar-se mais no assunto consulte Halloween, de Steve Russo, Vida 2004.  
 
 
Não devemos deixar de considerar os seguintes fatos sobre Halloween:
 
1 - Halloween transformou-se na mais importante celebração para bruxaria e outras formas de ocultismo.
2 - Esse dia é considerado o único do ano em que é possível pedir ajuda ao Diabo, para muitos o "Senhor da Morte". Por isso, esse dia tem um significado todo especial para os satanistas.
3 - Nesse dia foram e continuam sendo realizados sacrifícios humanos pelos satanistas.
4 - Participar das festas de Halloween pode levar a um envolvimento com o ocultismo ou induzir à abertura para coisas ocultas.
5 - Na história, esse dia sempre foi considerado propício para todas as formas de adivinhação e invocação dos mortos.
6 - Celebrar Halloween significa apoiar práticas pagãs e filosofias como a reencarnação, o animismo, o xamanismo e as doutrinas dos druidas.
7 - Ocultismo usam esse dia para arrebanhar novos adeptos.
8 - Todos os usos e costumes relacionados com Halloween têm suas raízes no paganismo e no ocultismo.
9 - É estranho que essa data, que antecede os feriados católicos de "Todos os Santos" e "Finados", lembra a doutrina antibiblíca da permanência dos mortos no purgatório e a missas pelos mortos.
Assim vemos como é tênue a linha que separa práticas puramente pagãs de muitos usos de igrejas que se dizem cristã.

A festa de Halloween parece inocente, mas a realidade por trás dela é muito séria! Com brincadeiras, a humanidade é seduzida tornado-se receptiva a ensinos de demônios e sendo levada a endurecer seu coração diante de Deus. Na Bíblia somos exortados claramente a não permitir nenhuma mistura com práticas pagãs e a não envolver com o ocultismo: " Quando entrares na terra que o Senhor, te der, não aprenderás a fazer conforme a abominações daqueles povos" (Deuteronômio18.9). "abstenha-vos de toda forma de mal" (1 Tessalonicenses 5.22). O Apóstolo Paulo elogia os tessalonicenses por terem se afastado radicalmente de toda forma de idolatria quando se converteram: "pois eles mesmos, no tocante a nós, proclamaram que repercussão teve o nosso ingresso no vosso meio, e como, deixando os ídolos, vos converteste a Deus, para servirdes o Deus vivo e os mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura" (1 Tessalonicenses 1.9-10). Jesus realizou um a salvação completa. Ele perdoa todos os pecados e liberta de todas as amarras malignas, pois tomou o poder daquele "que tem o poder da morte,... o Diabo" (Hebreus 2.14). Jesus promete a vida eterna a todos os que crêem nEle. Quem ousa dar o primeiro passo em direção a Ele será tomado pela mão e conduzido pelo Senhor. Quem se achega a Jesus não precisa mais procurar ajuda no ocultismo, na adivinhação ou nos astros. Em Jesus encontramos a própria vida. Em Sua Palavra achamos orientação. Venha a Ele agora mesmo!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário